Princípio da dúvida sistemática ou da evidência
INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA - IDJ
CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA INTRODUÇÃO A UNIVERSIDADE, AO CURSO E A PROFISSAO
PROFESSOR FRANCISCO ASSIS FILHO
PRINCÍPIO DA DÚVIDA SISTEMÁTICA OU DA EVIDÊNCIA
ERASMO BRAZ CAVALCANTE
IGUATU-CEARÁ
2012
ERASMO BRAZ CAVALCANTE
PRINCÍPIO DA DÚVIDA SISTEMÁTICA OU DA EVIDÊNCIA
Trabalho apresentado a Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú como Atividade Complementar na disciplina Introdução a Universidade, ao Curso e a Profissão no Curso de Bacharelado em Administração.
Professor: Francisco Assis Filho
IGUATU-CEARÁ
2012
1. PRINCÍPIO DA DÚVIDA SISTEMÁTICA OU DA EVIDÊNCIA
A contribuição de René Descarte para a Administração é tamanha. Filósofo, matemático e físico francês, considerado fundador da Filosofia Moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso à matemática e a geometria da época. Encontramos influência sua em algumas práticas administrativas, como o princípio da divisão do trabalho, da ordem e do controle que são decorrentes do método cartesiano. No livro o Discurso do Método descreve seu método filosófico denominado método cartesiano (verificar, analisar, sintetizar e enumerar), cujos princípios dentre ele está:
• Princípio da dúvida sistemática ou da evidência. Consiste em não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber como evidência – clara e distintamente – aquilo que realmente é verdadeiro. Com a dúvida sistemática evita-se a prevenção e precipitação, aceitando-se apenas como certo o que seja evidentemente certo.
No contexto administrativo/empresarial, ela se dedica a duvidar de tudo o que existe na empresa. As afirmações não são verdades apenas