Princípio básico de funcionamento de um motor DC
O funcionamento de um motor DC está fundamentado nos princípios de atração e repulsão dos polos magnéticos, fluxo magnético e indução de tensão elétrica.
Basicamente uma espira[1] é mergulhada em um fluxo magnético e quando esta espira sofre uma indução de tensão elétrica é provocada uma rotação da espira em seu próprio eixo. Logo após esta rotação o inversor localizado nas extremidades da espira alterna a direção da tensão elétrica que consequentemente repete a ação de atração do campo eletromagnético da espira com o campo magnético do ímã permanente e assim o processo repete-se continuamente gerando uma rotação contínua no eixo da espira.
A indução de tensão elétrica sobre um condutor (a espira neste caso) gera um campo eletromagnético ao seu redor. Os polos deste campo eletromagnético sofrem atração e repulsão pelos polos do campo magnético em que se encontra submerso.
A direção rotacional do eixo é definida pela direção do fluxo magnético (do ímã permanente) e pela direção da corrente da tensão elétrica, uma vez que a direção do fluxo do campo eletromagnético gerado pela indução é ortogonal à direção da corrente elétrica passante, sendo atraído pelo ímã permanente, respeitando por definição a regra da mão direta.
A conversão de energia elétrica em energia mecânica (função primordial de um motor) sofre uma absorção da força contra eletromotriz (f.c.e.m representada pela letra E). Define-se por força eletromotriz de um receptor (qualquer conversor de energia elétrica em energia mecânica) o quociente da energia elétrica absorvida na grandeza do tempo pela carga elétrica recebida durante o mesmo tempo.
clip_image002 logo: clip_image004 (1)
Sendo que, clip_image006, onde i é a intensidade da corrente. Temos:
clip_image008 (2)
Como a intensidade da corrente está em