principios
A necessidade de uma Demonstração Contábil, que ultrapassasse a estaticidade do Balanço
Patrimonial e ao fluxo contábil econômico da Demonstração de Resultados. surgiu recentemente.
A Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), também denominada
Demonstração
de Fluxo de Fundos, procura evidenciar o que afeta a folga financeira de curto prazo de uma empresa25. A mudança na posição financeira é analisada pela DOAR através da soma das fontes de recursos e dos seus usos. De outra forma, a DOAR procura mostrar as alterações que ocorreram na posição financeira, permitindo avaliar aspectos relacionados com as três decisões financeiras da empresa: decisão de investimento, de financiamento e de dividendos.
Em resumo, as informações fornecidas pela DOAR estarão relaçionadas com a folga financeira de curto prazo. Como geralmente o conceito de capital circulante liquido encontra-se intimamente Iigado ao conceito de folga financeira, pode-se dizer que a DOAR procura evidenciar as origens e as fontes dos valores que afetam o CCL26. Deste modo, com a DOAR é possível avaliar mais adequadamente a liquidez (folga) de curto prazo de urna empresa, identificando os fatores que contribuem para a alteração da posição financeira de curto prazo.
Fica claro que o conceito de capital circulante líquido é fundamental para a DOAR27. O CCL refere-se à diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante.
Historicamente, o ordenamento das contas do ativo e do passivo decorria da necessidade de informar sobre a solvência da empresa. Apesar de existirem, nos dias atuais, outros usos da classificação do ativo e do passivo, ainda permanece como fundamental a noção de solvência28 .
22 HENDRIKSEN, Eldon. Op.. p. 237.
23 MARTINS. Eliseu. Contabilidade versus fluxo de caixa. Op. cit.. p. 301.
24 Idem. Ibidem.
25 ANTHONY, Robert N. Contabilidade Gerencial. São Paulo, Atlas, 1973, p. 244
26 MARTINS, Eliseu &