Principios e pilares da contabilidade
Assistente administrativo
Carolina Pazinatto
Larissa Maia
Pilares e Princípios da Contabilidade
Itu
Fevereiro/2014
Sumário
PILARES E PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários. Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.
Em contabilidade, temos três categorias para evidenciar as regras fundamentais que regem a ciência contábil:
Budget (Orçamento): O empresário não pode prescindir de um cuidadoso trabalho de previsão de metas, com vistas a atingir objetivos claros e bem definidos, por não há nada mais nocivo a uma já constituída empresa do que o perigo de se caminhar “ao deus-dará”, o que seria o mesmo de se velejar ao sabor da maré, ao qual pode muito bem rumar-se até os rochedos.
Esse “budget” nada mais é do que o traçado prévio do destino da empresa, em que vão se basear todas as macrodecisões administrativas, com vista a alcançar o esperado retorno do investimento, dentro de um exercício.
Contabilização: A escrituração de todos os fatos modificadores da situação patrimonial é, como já dissemos, uma exigência do Estado, arrecadador de impostos. Esses registro estão portanto, sujeito a fiscalização a qualquer momento e é por isso que devem estar bem embasados em documentação legal, arquivada adequadamente, por um período de tempo determinado, de acordo com a lei.
Já que administrar é prever situações, analisar fatos, corrigir rotas, comparar dados, estudar alternativas, enfim interagir no patrimônio sob sua responsabilidade, perpetuando assim a empresa no mercado, esse trabalho não pode ser desperdiçado pelo administrador.
Demonstrativo: deixando de lado os