Principios e Convenções Contábeis
VINICIUS DE BORBA CORREA
ANDRÉ LUIZ VARGAS
CAMILA BARBOSA BRANDÃO
LUCAS DE MELO
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA:
As Convenções Contábeis - Cuiabá - MT
Cuiabá, MT
Faculdade de Ciências Contábeis
THAIS CRISTINA LONARDONI
VINICIUS DE BORBA CORREA
ANDRÉ LUIZ VARGAS
CAMILA BARBOSA BRANDÃO
LUCAS DE MELO
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA:
As Convenções Contábeis - Cuiabá - MT
Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, na disciplina de Contabilidade Introdutória do 2º semestre, do curso de Ciências Contábeis do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura, sob orientação do professor Deosdete Gonçalves da Silva.
Cuiabá, MT
Faculdade de Ciências Contábeis
INTRODUÇÃO
Na abordagem da Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade os conceitos são tratados de forma hierarquizada: Postulados, Princípios propriamente ditos e Convenções.
Os postulados retratam as condições dentro dos quais a Contabilidade precisa atuar, os princípios são o núcleo central da doutrina contábil, norteiam a direção a seguir, e às vezes, os vários caminhos paralelos que podem ser empreendidos, as convenções nos darão as instruções finais para a escolha do percurso definitivo.
Postulados
Os postulados se constituem numa proposição ou observação de certa realidade não sujeita a verificação e numa lei maior da contabilidade, pois definem o ambiente econômico, social e político no qual esta de atuar, o seu objeto de estudo e a sua existência no tempo. Os postulados contábeis, segundo alguns autores consultados são:
Da Entidade
Da Continuidade
Os postulados em qualquer ciência são os pilares da mesma. No caso, estes são a base de toda teoria contábil. São verdades absolutas em si mesmas e que permitem a existência da contabilidade
Postulado Contábil da Entidade
Define a entidade Contábil, dando a esta vida e personalidade própria, pois determina que o