Principios fundamentais da contabilidade
TITULO: Contabilidade
OBJETIVO: Reconhecer os princípios contábeis para a elaboração de demonstrações financeiras proporcionando uma interpretação uniforme dos dados apresentados.
JUSTIFICATIVA: Através deste estudo dos princípios da Contabilidade podemos dizer que a contabilidade é governada pelo conjunto de leis, que servem para deixar mais fácil escrituração no dia a dia. Conhecer melhor as leis da contabilidade ajuda a fazer uma boa administração da empresa.
INTRODUÇÃO: A contabilidade serve para prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões. O patrimônio de uma empresa é o objeto da contabilidade cujo aspecto deve ser observado cuidadosamente para que se tenha um controle da situação. As leis da contabilidade representam as teorias da ciência da contabilidade facilitando a utilização da mesma, no seu objetivo que é estudar os bens e direitos de uma empresa, e os princípios fazem com que já de inicio se tenha uma visão bem ampla da contabilidade em si.
DESENVOLVIMENTO: O conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução n° 750/93, determinou os seguintes Princípios Fundamentais de Contabilidade: - Princípio da Entidade: O patrimônio da entidade não se confunde com o de seus sócios. A contabilidade é mantida para a empresa como uma entidade identificada, registrando os fatos que afetam o seu patrimônio. - Princípio da Continuidade: A continuidade ou não da entidade, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, pressupõe a continuidade indefinida das atividades operacionais de uma entidade até que haja evidências ou indícios muitos fortes em contrário. - Princípio da Oportunidade: Refere-se à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a