principios fisicos aplicados ao dia-a-dia
Conceito básico sobre hidrostática.
A Terra está envolvida por uma camada de ar, denominada atmosfera. Está é constituída por uma mistura gasosa cujos principais componentes são o oxigênio e o nitrogênio. A espessura dessa camada não pode ser perfeitamente determinada. Porque, à medida que aumenta a altitude, o ar se torna muito rarefeito, isto é, com pouca densidade.
Sendo assim o ar, composto por moléculas. Ele é atraído pela força de gravidade da Terra e, portanto, tem peso. Se não tivesse escaparia da Terra, dispersando-se pelo espaço. Devido ao seu peso, a atmosfera exerce uma pressão, chamada pressão atmosférica, sobre todos os objetos nela imersos.
Principio de Arquimedes
"Todo corpo imerso num líquido, fica sujeito a uma força vertical, de baixo para cima, igual ao peso do volume líquido deslocado e aplicado no centro de gravidade desse volume."
Definição.
Ao mergulharmos um pedaço de madeira na água, ele, não afunda. A água exerce uma força vertical para cima sobre a madeira, fazendo com que ela suba até a superfície. Essa força é chamada empuxo. A força de empuxo é exercida por um fluido qualquer, líquido ou gás, sobre um objeto que esteja mergulhado nele.
Balão de ar quente
Ocorre que quando uma massa de ar é aquecida, ela é dilata e se expande, ou seja, se trona menos densa. No balão de ar quente, este ar fica retido dentro do envelope, como este é menos denso que o ar no ambiente, o empuxo como já citado na definição anterior, exerce uma força maior que a força peso do balão. Assim sendo o balão sobe na atmosfera devido seu empuxo ser maior que o da atmosfera ao seu redor.
Principio de Pascal
“O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.”
Definição
∆P é a diferença entre dois pontos da coluna de fluidos ou a pressão hidrostática dada em pascal. ρ é a densidade do fluido. g é aceleração da gravidade no nível do mar.
∆h é a