Principios de sistemas de informação
O livro, no primeiro capítulo faz uma abordagem geral sobre SI, exemplificando tudo o que um aluno do segundo semestre de Sistemas precisa saber.
Um Sistema de Informação, é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e disseminam dados e informações, fazendo então um mecanismo de “feedback” a fim de atender um objetivo. Dessa forma usamos os Sistemas de Informação diariamente, sejam em caixas de bancos, scanners de código de barras em mercados, padaria e etc. Tudo isso para melhorar o atendimento ao consumidor.
Porém não basta falar sobre Sistemas de Informação se não entender a diferença de dados e informações, uma vez que dados representam dados não trabalhados, como por exemplo, o nome de uma pessoa, e informações são os fatos organizados que adquirem um valor adicional além do valor dos próprios fatos, representando as coisas do mundo real.
Existe um processo de transformação de dados para informação, pois a informação precisa chegar ao gerente de uma empresa representando uma grande valia, pois ela que influenciará na previsão de demandas futuras com grandes ou não vendas, ela controlará os investimentos, ações e afins, resumindo, a informação necessita ser precisa para o melhor controle da empresa.
A informação precisa é aquela que não contém erro. A informação completa é a qual contém todos os fatos importantes e necessários para empresa. Informação econômica é aquela que deve ser relativamente
econômica para ser viável. A Flexível é a qual deve ser usada na variedade de propósitos, ajudando a operação e a controladoria, como por exemplo, o número de determinada peça em estoque, que ajuda a operação em saber quantos aparelhos pode se fazer e a controladoria de finanças para saber quanto dinheiro será necessário sair para compras.
Já a informação relevante, é a qual é essencial para o tomador de decisões dentro da área que interessa, por exemplo, para uma