Principios da ort
Sob a orientação do coordenador de produção e manutenção, Engenheiro Letieri Dias Pires foi apresentado e relatado com detalhes ao grupo todo o processo de produção da empresa. Com tal visita foi feito um comparativo do procedimento da empresa X princípios da ORT(Organização Racional do Trabalho).
O primeiro tópico em questão trata-se da divisão de trabalho e especialização, seguindo esta ideia a empresa analisada tem como base tal princípio de Taylor pois, em sua área de produção encontramos os funcionários realizando tarefas simples e repetitivas para se obter uma produção mais ágil. Porém a empresa fez adaptações como rodízios de tarefas. Ex: Na sala de recepção do frango existem vários tipos de cortes como do peito, da asa e da coxa. O funcionário que está a muito tempo no mesmo tipo de corte é passado para outra área do departamento, assim a empresa tenta evitar ao máximo a LER(Lesão por Esforço Repetitivo) em seus colaboradores. Esta é a única medida que não faz parte do conceito de Taylor, pois andando pela linha de produção no quesito divisão de trabalho é obviamente percebido.
Quando avaliamos o estudo da fadiga humana idealizada por Taylor e a comparamos com as técnicas da empresa notamos que a teoria é praticada em sua produção disponibilizando aos funcionários meios que facilitam e agilizam o trabalho na produção, como carrinhos de carga e descarga automatizados, máquina que deslocam o frango até onde o funcionário se encontra para realizar o corte, entre muitos outros.
Foi relatado pelo coordenador que todos ao serem admitidos pela empresa passam por um treinamento, onde é abordado as técnicas utilizadas na produção, segurança e o processo operacional, visando adaptar o colaborador a tarefa, treinando-o para responder melhor as exigências da empresa e lhe