Principios da orientacao a objetos - ltp ii
Princípios da orientação a objetos, segundo Alan Kay, um dos pais do Paradigma de Orientação a Objetos.
Ele fez uma analogia usando a biologia. Nessa analogia, chamada de “analogia biológica”, ele imaginou um software como se fosse um ser vivo, em que cada célula interage com outra célula através do envio de mensagens para realizar um objetivo comum. Cada célula se porta como uma unidade autônoma.
Dessa forma, Kay pensou em construir um sistema de software a partir de agentes autônomos que interagem entre si. Então ele estabeleceu os seguintes princípios. 1. Qualquer coisa é um objeto 2. Objetos realizam tarefas através da requisição de serviços a outros objetos. 3. Cada objeto pertence a uma determinada classe. Uma classe agrupa objetos similares. 4. A classe é um repositório para comportamento associado ao objeto. 5. Classes são organizadas em hierarquias.
Abstração
Encapsulamento
Polimorfismo Herança
A herança é outra forma de abstração utilizada na orientação a objetos. Na herança, classes semelhantes são agrupadas em hierarquias
Cada classe em um nível da hierarquia herda as características das classes nos níveis acima.
Exercícios
1) Baseado no Diagrama de Classe abaixo, desenvolva a camada de negócio (classe de negócio) e a camada de visão (interação com usuário).
Obs: Os métodos construtor, setters e getters, apesar de não especificados no diagrama abaixo, são obrigatórios.
2) Baseado no Diagrama de Classe abaixo, desenvolva a camada de negócio (classe de negócio) e a camada de visão (interação com usuário).
Obs: Os métodos construtor, setters e getters, apesar de não especificados no diagrama abaixo, são obrigatórios.
3) Explique e exemplifique o que vem a ser POLIMORFISMO. Faça um exemplo em Java demonstrando. 4) Explique e exemplifique uma classe de interface. Faça um exemplo com Diagrama de Classe e o código Java para o