Principios da contabilidade
Introdução
1-Pessoa física e jurídica
2-Patrimonio liquido
3- Lançamentos contábeis
4-Balancete de verificação
5-Balanço patrimonial
6-Demonstração do resultado do exercício
7-Livros diários
8-Livros razão
9- Conclusão
Pessoa física e jurídica.
A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Considera-se pessoa, juridicamente falando, todo ser capaz de direitos e obrigações.
Pessoa Física - É a pessoa natural, é todo ser humano, é todo indivíduo (sem qualquer exceção). A existência da pessoa física termina com a morte.
Pessoa Jurídica - É a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei, forma uma nova pessoa, com personalidade própria e independente das pessoas físicas que a formam. As pessoas jurídicas podem ter fins lucrativos (empresas comerciais ou industriais) ou não (cooperativas associações). Normalmente, as pessoas jurídicas denominam-se empresas.
A Contabilidade, portanto, pode ser feita para um indivíduo – pessoa física (desde que haja necessidade em virtude do volume de negócios) – ou para uma empresa com ou sem fins lucrativos – pessoa jurídica.
Quando se faz Contabilidade para a pessoa física (embora não seja comum) ou pessoa jurídica, essa pessoa é denominada entidade contábil. Dessa forma, qualquer pessoa que tenha necessidade de Contabilidade (e a Contabilidade é mantida para esta pessoa) é chamada entidade contábil.
Patrimônio Líquido
O termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. Por exemplo, se você