principios da contabilidade
1. introdução
A Contabilidade Comercial trata das operações com mercadorias, a compra, venda, os impostos incidentes nessa operação, através desta produção textual, vamos abordar conceitos para melhor entendimento dessa disciplina, seus princípios, regimes de apuração, controle de estoque e demonstrações.
2. principios da contabilidade
A Resolução 750 do Conselho Federal de Contabilidade de 29/12/1993, publicada no D.O.U. de 31/12/1993, estabeleceu a obrigatoriedade no exercício da profissão contábil da dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, que representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade. Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.
São Princípios de Contabilidade:
a) Entidade
b) Continuidade
c) Oportunidade
d) Registro pelo valor original
e) Atualização monetária (Revogado pela Resolução CFC 1.282/2010)
f) Competência
g) Prudência
2.1 Princípio da Entidade.
O princípio da entidade trata o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular com o da empresa, ou seja, o Patrimônio da sociedade ou instituição não se confunde com o dos seus sócios ou proprietários.
2.2 Princípio da Continuidade.
A continuidade significa que a entidade cujo patrimônio está sendo contabilizado não está destinada a liquidação ou a qualquer forma de extinção, mas, sim, a continuar operando por tempo indeterminado.
2.3 Princípio da Competência.
O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
3. REGIME DE APURAÇÃO