PRINCIPIOS DA ACUPUNTURA
ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
A Acupuntura é um método para estimular o organismo a melhorar sua função natural de reação contra as doenças. Ela consiste na inserção de agulhas especiais de ouro, prata ou aço inoxidável (tão finas como um fio de cabelo) em pontos específicos e em diferentes profundidades da pele. Essas agulhas têm a capacidade de alterar condições fisiológicas e bioquímicas e, assim, tratar uma ampla variedade de doenças.Para a Medicina Tradicional Chinesa, o homem é considerado um sistema energético no qual corpo e mente são unificados, cada um influenciando e equilibrando o outro. Diferente da Medicina Ocidental que procura isolar e separar a doença da pessoa doente, a Medicina Chinesa enfatiza uma abordagem holística, em que o homem deve ser tratado como um todo.Em primeiro lugar, é necessário consultar um profissional especializado em Medicina Tradicional Chinesa que irá fazer o diagnóstico energético e uma análise aprofundada do seu caso. O diagnóstico pode incluir uma avaliação da pulsação, a observação de aspectos da língua, além da cor e aparência da pele. Em seguida, o acupunturista irá escolher os pontos mais adequados do seu corpo para o tratamento, os chamados “Pontos de Acupuntura”.
Qi
Um dos fundamentos básicos da Medicina Oriental é o Qi, que nada mais é do que a energia que flui por nosso corpo através de canais (denominados meridianos) que ligam os principais órgãos.Segundo a Medicina Chinesa, uma doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos perde o equilíbrio ou é bloqueado.
Yin e do Yang
Existem dois aspectos específicos e essenciais que se complementam e que se mantêm num equilíbrio dinâmico, chamados de Yin e Yang.A natureza de Yin e Yang não é absoluta, mas relativa. Segundo autores chineses, esse equilíbrio encontra-se em todas as manifestações da natureza, seja no mundo animal, no mundo vegetal, nas reações físicas ou químicas. O Yang e o Yin se complementam e não