Principios contabeis
RESUMO
Este traballho apresenta os pressupostos da contabilidade e a sua relação com a responsabilidade social bem como a evolução histórica e a aplicação nos fatos contábeis. Embasado por pesquisas bibliográficas, conteúdos html e contextualizado com as resoluções do CPC ( Comitê de Pronunciamentos Contábeis ).
Palavras-Chave: Responsabilidade Social. Princípios Contábeis. Marion.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Desde a antiguidade, cerca de 20.000 anos, arqueólogos comprovam a existência de registros efetuados de forma rudimentar, em pedras situadas nas cavernas. Ao passo que a riqueza aumentava via-se uma necessidade de controlar o patrimônio, a sua riqueza pessoal. Na Suméria já se conhecia os conceitos de “debito e crédito” e a decorrência deste confronto, bem como relatórios contábeis utilizados a época. Os livros contábeis surgiram com os egípcios após a descobertar do papiro. Em novembro de 1494 o Frei Luca Pacioli publicou o primeiro livro sobre as partidas dobradas – Método contábil utilizado na apuração de resultados e demonstrações contábeis. No século XIX a contabilidade se consolidou como uma ciência e muitosautores publicaram obras de importante relevância no cenário contábil. A contabilidade passou de um simples registro para os aportes de uma ciência.
PRINCIPIOS CONTÁBEIS
Iniciaram com a Resolução 750/93 do CPC ( Comitê de Pronunciamento Contábeis) na qual em sua redação criava e conceituava os, à época, Princípios Fundamentais de Contabilidade que eram: Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro Pelo Valor Original, Atualização Monetária, Competência e Prudência.
ENTIDADE
Aportado no artigo 4º refere-se a o patrimônio como objeto da contabilidade e demonstra a autonomia patrimonial, a diferença entre o patrimônio dos sócios e o patrimônio da sociedade independente de quem pertença essa diferenciação deve ser considerada.
CONTINUIDADE
Este princípio pressupõe a continuidade da