principios contabeis
CONTABILIDADE:
OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
BELEM-PA
SETEMBRO/2014
IVANILDE PANTOJA FEIO
CONTABILIDADE:
OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE Trabalho de pesquisa para disciplina de contabilidade para apresentação do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade Paulista Orientado pela Prof.ª Valéria Eleres.
BELEM-PA
SETEMBRO/2014
Sumário
A ORIGEM DOS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS 5
PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE 7
O PRINCÍPIO DA ENTIDADE - Art. 4º 8
O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE- Art.5º 10
O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE– Art. 6º 11
O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL– Art.7º 14
O PRINCÍPIO DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA (REVOGADO) – Art.8º 16
O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA – Art.9º 17
O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA – Art.10º 19 CONVEÇÕES 21
CONSIDERAÇÕES FINAIS 24
CONCLUSÃO 25
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA 26
INTRODUÇÃO O estudo dos Princípios Fundamentais de Contabilidade se faz necessário para o conhecimento exato dos procedimentos corretos que um contador deve ter durante todo período em que exercer sua profissão.
Os princípios tiveram como ponto de partida a necessidade de estabelecer um conjunto de conceitos, princípios e procedimentos que não somente fossem utilizados como elementos disciplinadores do comportamento profissional, mas também para fixar padrões de critérios utilizados na elaboração dos trabalhos contábeis. Entre outras palavras, podemos a dizer que os Princípios Contábeis são as regras em que se encontram todas as estruturas teóricas para a escrituração e análise contábil. A profissão contábil exige que se deve obrigatoriamente seguir os Princípios da Contabilidade e assim constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade.
A ORIGEM DOS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS