principios contabeis
Os princípios de contabilidade representam a essência das outras doutrinas e teorias relativas á ciência da contabilidade. Os princípios são aplicáveis a contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades.
A medida que a pratica e a ciência contábil foram sendo organizadas e estruturadas, pesquisadores procuraram identificar e compilar os princípios que orientavam, em especial a função de registrar todos os fatos que afetam o patrimônio de uma entidade. Os princípios contábeis tornaram-se regras que passaram a ser seguidas e aceitas por todos e hoje constituem a principal teoria que sustenta e fundamenta a contabilidade.
Os princípios da contabilidade são:
Principio da entidade
Princípio da continuidade
Principio da oportunidade
Principio do registro pelo valor original
Principio da atualização monetária
Princípios da prudência.
PRINCIPIO DA ENTIDADE
O princípio da entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, ou a um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
O PRINCIPIO DA CONTINUIDADE
O principio da continuidade pressupõe que a entidade continuara em operações no futuro e, portanto a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstancia.
O PRINCIPIO DA OPORTUNIDADE
O principio da oportunidade, refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações integras e tempestivas.
A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a