Principios Contabeis
É uma demonstração contábil que tem como objetivo apresentar de forma clara e ordenada a situação patrimonial de uma determinada entidade.
O Balanço Patrimonial é constituído por duas colunas. No lado esquerdo se localiza o Ativo e no lado direito se encontra o Passivo e Patrimônio Líquido. No Ativo são descritos os bem e direitos que a entidade possui. No Passivo tem-se as obrigações (dívidas) da entidade. E o Patrimônio Líquido é o recurso aplicado pelos proprietários para a iniciação do exercício de trabalho da entidade, juntamente com o Lucro ou Prejuízo que serão adquiridos pela entidade ao longo do seu tempo de funcionamento.
Demonstração de Resultado de Exercício
É uma demonstração contábil que tem como finalidade de evidenciar, em uma formar mais resumida, as receitas, custos, despesas, lucros e prejuízos obtidos pela entidade em um determinado período. A demonstração de resultado de exercício de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:
Receita Bruta
(-) Deduções
(=)Receita Líquida
(-) C.M.V
(=)Lucro Bruto
(-) Despesas com Vendas
(-) Despesas Administrativas
(-) Despesas Financeiras
(=)Resultado Operacional Líquido
(-) Despesas Extra Operacionais
(=)Resultado Antes IR CS
(-) Provisões IR E CS
(=)Resultado Líquido
Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido
É uma demonstração contábil que tem como proposito explicar os motivos pelos quais houve variações entre o saldo inicial e o saldo final através de analise das movimentações ocorridas com as contas localizadas no Patrimônio Líquido.
A demonstração das mutações do Patrimônio Líquido é constituída da seguinte forma:
O saldo do início do período e os ajustes de exercícios anteriores
As reversões de reservas e o lucro líquido do exercício
As transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.
Notas Explicativas
São informações adicionais que complementam as demonstrações