Principios básicos de confiança
Ênfase no Controle
Escrevendo nos primeiros anos do século XX, Max Weber, um sociólogo alemão, desenvolveu a teoria das estruturas de autoridade e descreveu as atividades organizacionais em função das relações de autoridade.
Max Weber nasceu em 21/04/1864 e morreu em 1920 aos 56 anos de idade. Foi o primeiro Teórico das organizações. Ingressou com dezoito anos na Faculdade de Direito e durante a vida universitária dedicou-se também à economia, à filosofia e à história. Foi professor de economia, assessor do governo alemão e co-diretor da publicação "Arquivo de Ciências Sociais".
Weber imaginou um tipo ideal de organização ao qual chamou de Burocracia. Segundo Weber, “a Burocracia é a organização racional e eficiente por excelência”.
1. Origens da Burocracia
a) Fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria de Relações Humanas, se opõem entre si, não oferecendo a possibilidade de uma abordagem global dos problemas organizacionais.
b) Necessidade de um modelo racional capacitado à caracterização das variáveis envolvidas em todas as organizações humanas, aplicável principalmente às empresas.
c) A crescente complexidade das empresas passou a exigir modelos organizacionais melhores definidos. As teorias anteriores (Relações Humanas e Clássica não conseguiram).
d) O surgimento da Sociologia Burocrática de Weber onde os administradores não tardaram em aplicá-lo nas empresas.
2. Características da Burocracia
A burocracia é um sistema caracterizado por divisão do trabalho, uma hierarquia claramente definida, com regras e regulamentos detalhados e relações impessoais. O sistema também reconhecia a separação entre donos e gerentes legitimando assim o status de gerentes de carreiras e gerentes profissionais.
As características detalhadas da estrutura burocrática de Weber estão esboçadas a seguir:
1. Divisão do trabalho: Uma sistemática divisão do trabalho para permitir alto grau de especialização profissional e pessoas tecnicamente qualificadas. Os