principios basicos da matematica
O ensino de matemática torna-se cada dia a disciplina que mais reprova alunos no ensino fundamental. Essa realidade gera inúmeras consequências na formação dos discentes, como: social, cognitivo, político, e outros.
A partir do momento em que as crianças não compreendem a matemática no seu cotidiano, perdem o gosto pela matéria e passa a ser apenas mais uma disciplina obrigatória no currículo escolar.
Para que o aluno construa seu conhecimento matemático, é necessário que o professor organize momentos propícios para essa construção.
O professor precisa ter domínio dessa matemática, para que a aprendizagem dos alunos ocorra efetivamente. É preciso que o professor se coloque enquanto pesquisador, para acompanhar toda dinâmica da matemática, que é considerada em área do conhecimento em constante processo de construção. Mas também ter consciência das diversas metodologias que podem ser utilizadas entre as mais adequadas a realidade do aluno. O educador tem que ter o melhor caminho para atingir seus objetivos independentemente do modismo.
Também não podemos deixar de mencionar a importância do dialogo entre aluno-professor e aluno-aluno, pois através da discussão e da troca de ideias, os alunos terão oportunidades de rever seus conceitos.
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO ALUNO
A matemática tem sido até hoje o pavor de uma boa parte dos alunos do ensino básico e até mesmo nas faculdades, isto porque, os professores não explicam a realidade matemática aos alunos.
Ensinar uma matemática mais significativa e voltada para os interesses sociais é educar democraticamente visando alcançar a todos, para que a sociedade possa participar e refletir as influencias dessa ciência no dia-a-dia, formando um cidadão crítico. Pois concretizar a matemática e envolvendo-a na construção e na comunicação, com a realidade, é torna-se em uma ciência de uso ao alcance de todos.
A apresentação de situações problemas e