Principio
As figuras a seguir mostram dois arranjos (A e B) de polias, construídos para erguer um corpo de massa M = 8 kg. Despreze as massas das polias e da corda, bem como os atritos.
Calcule as forças Fa e Fb, em newton, necessárias para manter o corpo suspenso e em repouso nos dois casos.
2. (Fuvest 91) A figura adiante representa, vista de cima, uma mesa horizontal onde um corpo desliza sem atrito. O trecho AB é percorrido em 10 s, com velocidade constante de 3,0 m/s. Ao atingir o ponto B, aplica-se ao corpo uma força horizontal, de módulo e direção constantes, perpendicular a AB, que produz uma aceleração de 0,4 m/s2. Decorridos outros 10 s, o corpo encontra-se no ponto C, quando então a força cessa. O corpo move-se por mais 10 s até o ponto D.
a) Faça um esboço da trajetória ABCD.
b) Com que velocidade o corpo atinge o ponto D?
3. (Fuvest 91) Adote: aceleração da gravidade = 10 m/s2
Um tubo de vidro de massa m = 30 g está sobre uma balança. Na parte inferior do vidro está um ímã cilíndrico de massa M1 = 90 g. Dois outros pequenos ímãs de massas M2 = M3 = 30 g são colocados no tubo e ficam suspensos devido às forças magnéticas e aos seus pesos.
a) Qual a direção e o módulo (em newton) da resultante das forças magnéticas que agem sobre o ímã 2?
b) Qual a indicação da balança (em gramas)?
4. (Fuvest 93) Uma toalha de 50 × 80 cm está dependurada numa mesa. Parte dela encontra-se apoiada no tampo da mesa e parte suspensa, conforme ilustra a figura a seguir.
A toalha tem distribuição uniforme de massa igual a 5.10-2 g/cm2.
Sabendo-se que a intensidade da força de atrito entre a superfície da mesa e a toalha é igual a 1,5 N, pede-se:
a) a massa total da toalha.
b) o comprimento BE da parte da toalha que se encontra suspensa.
5. (Fuvest 93) A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves, capazes de girar sem atrito, e um fio inextensível que possui