PRINCIPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL PRINCIPIO DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA

1359 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO

O princípio do Registro pelo Valor Original destaca a necessidade de fluxos futuros de caixa como ponto comum de interesse entre os múltiplos e diversificados usuários da informação contábil. A transparência e a realidade são as maiores aliadas, além da necessidade de saber o verdadeiro valor da entidade. Assim, as incertezas com relação a acontecimentos futuros afetam as decisões presentes, o que faz surgir à questão de quão acurada é a expectativa dos acontecimentos futuros feitos pelos agentes, no pressuposto de que este valor, por ser decorrente de uma transação de mercado, reflita o valor econômico do ativo no momento da sua ocorrência e o “Princípio da Atualização Monetária” deverá ser amplamente divulgada nas notas explicativas às demonstrações contábeis.

2 O Princípio Do Registro pelo Valor Original – Resolução CFC 1.282 /2010

Art. 7º - O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional. (Redação dada pela Resolução CFC 1.282/2010).

§ 1º As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas:
I – Custo histórico. Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das superações. II – Variação do custo histórico. Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores: a) Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou

Relacionados

  • Cole o Sinopses v
    193539 palavras | 775 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas