Principio de Motores
MATRICULA: 201201624134
PROFESSOR: NELSON
TURMA: 3058
DATA DA EXPERIÊNCIA: 19/10/2013
DIA DA SEMANA – SÁBADO
Introdução
Um Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combinam as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.
Objetivo
Foi realizada uma experiência onde foi utilizado uma fonte de alimentação digital e dois polos (positivo e negativo), instrumento utilizado para demonstrar o funcionamento do motor, sendo a transformação de energia elétrica em mecânica.
Embasamento Teórico
Foi embasado para que fosse possível realizar os experimentos as seguintes matérias:
Funcionamento
A maioria de motores elétricos trabalha pela interação entre campos eletromagnéticos, mas existem motores baseados em outros fenômenos eletromecânicos, tais como forças eletrostáticas. O princípio fundamental em que os motores eletromagnéticos são baseados é que há uma força mecânica em todo o fio quando está conduzindo corrente elétrica imersa em um campo magnético. A força é descrita pela lei da força de Lorentz e é perpendicular ao fio e ao campo magnético. Em um motor giratório, há um elemento girando, o rotor. O rotor gira porque os fios e o campo magnético são arranjados de modo que um torque seja desenvolvido sobre a linha central do rotor.
Motores de corrente contínua
Precisam de uma fonte de corrente contínua, neste caso pode ser necessário utilizar um circuito retificador para converter a corrente alternada, corrente fornecida pela concessionária de energia elétrica, para corrente contínua. Podem funcionar com velocidades ajustáveis entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão.