Principio de funcionamento do acelerador linear
Lucas Romano Oliveira de Souza1
1 Faculdade Gama – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica –Universidade de Brasília – (UnB)
Brasília – DF – Brasil
lucasromano@yahoo.com
Abstract. This article provides an introduction to the functioning of the Medical Linear Accelerator through bibliographical revision, bringing the principle of functioning of the linear accelerator and its main characteristics techniques.
Resumo. Neste artigo buscamos dar uma visão geral do funcionamento do acelerador linear através de revisão bibliográfica, trazendo os princípio de funcionamento do acelerador linear e suas principais características técnicas.
1. Introdução
A radioterapia é uma modalidade médica de oncologia que utiliza radiações ionizantes (fótons ou elétrons) com a finalidade de fazer tratamento de tumores. Para isso, foram aplicados os conhecimentos físicos de aceleração de partículas na geração de fontes emissoras de radiação ionizante para a área médica.
O acelerador linear é um equipamento eletromédico, que tem como função gerar a um feixe de elétrons (partículas beta) de alta energia usado para tratamento de lesões superficiais ou ser usado para colidir num alvo e originar, por interação com os núcleos deste, raios X de alta energia (fótons) pelo método de freamento ou bremsstrahlung [Lopes 2007].
O surgimento dos aceleradores lineares clínicos representa um grande avanço tecnológico por não utilizar elementos radioativos, trabalhando com o processo de conversão de energia elétrica em energia radiante, tornando-se uma fonte mais segura com relação aos elementos radioativos.
2. Objetivo
Realizar uma revisão bibliográfica do princípio geral de funcionamento do acelerador linear e suas principais características técnicas, para dar sustentação técnica e teórica no estudo de soluções para melhoria na qualidade do tratamento do paciente oncológico.
3. Princípio de