Principio de Bernouilli
Esse trabalho tem a finalidade de explicar os funcionamentos, características e ações das superfícies de hipersustentação das aeronaves e também de suas estabilidades lateral,vertical e horizontal.
Estabilidade Lateral
Uma aeronave possui estabilidade lateral estática quando um momento restaurador for criado sempre que suas asas saiam de uma condição nivelada. A maior contribuição para a estabilidade lateral estática advém do ângulo de diedro, que representa o ângulo formado entre o plano da asa e um plano horizontal. Caso a ponta da asa esteja em uma posição acima da raiz o ângulo de diedro é considerado positivo, e, caso a ponta da asa se encontre abaixo da raiz o diedro é considerado negativo.
Estabilidade Longitudinal
Este tipo de estabilidade refere-se quando a aeronave não apresente tendência a jogar seu nariz para baixo e mergulhar ou para cima perdendo assim velocidade entrando em estol. O estabilizador Horizontal com perfil simétrico estabiliza o voo.
Resumindo, Se a velocidade aumentar o avião tende a subir, devido ao aumento de sustentação no estabilizador horizontal se a velocidade diminuir, o avião tende a descer, permanecendo acima da velocidade de Estol.
Estabilidade Direcional
Flaps
Superfícies localizadas no bordo de fuga da asa que aumentam a curva do perfil da asa, criando um aumento de sustentação e consequentemente de resistência ao avanço proporcionando a utilização de áreas mais restritivas para o pouso e a decolagem.
Quando acionados trabalham conjuntamente em ângulos de atitude positiva dando a maior sustentação e maior resistência ao avanço do avião.
Seus comandos podem ser hidráulicos, mecânicos e elétricos.
Acionados durante a aproximação causam diminuição de velocidade da aeronave evitando o estol e proporcionando a aeronave tocar o solo na velocidade mais baixa possível para se obter a melhor performance de frenagem no solo.
Tipos: Simples, ventral, fenda, e Fowler.
Imagem da ação dos flaps
Slots
É uma