Principio da localidade espacial e temporal
Reydson Schuenck Barros¹ ¹Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) Nova Friburgo – RJ - Brazil reydson14@hotmail.com Abstract. This article describes the principle of spatial and temporal locations, its application in computers and how they help to improve the computer’s performance. Resumo. Este artigo descreve o principio das localidades espacial e temporal, sua aplicação nos computadores e como auxiliam na melhora do desempenho do computador.
1. Princípio da localidade de referência
É um padrão que pode ocorrer durante a execução de uma aplicação no acesso do processador à memória principal, o que atualmente permite prever quais informações serão requisitadas com uma taxa de acerto de 80% a 99%. 1.1. Localidade espacial Estabelece que quando um item é acessado na memória, há uma tendência de que os itens próximos a ele também venham a ser acessados dentro de um curto espaço de tempo, esse acesso ocorre devido aos vetores, tabelas e matrizes, serem armazenados na memória sequencialmente. 1.2. Localidade temporal Estabelece que quando um item é acessado na memória, há uma tendência de que ele volte a ser acessado dentro de um curto espaço de tempo, esse acesso ocorre devido aos loops, onde um comando é repetido muitas vezes.
2. Aplicação em computadores
O principio da localidade espacial e temporal é a base do funcionamento da memória cache. A memória cache é um tipo de memória muito mais rápido que a memória principal, se o processador tivesse que acessar a MP toda vez que necessitasse de dados, o processador perderia muito desempenho, tendo que ficar muitos ciclos ocioso esperando pela informação requisitada. A memória cache tenta prever quais informações serão requisitadas pelo processador através dos princípios da localidade espacial e temporal, permitindo ao processador acessar as informações de que necessita a uma velocidade muito maior, aumentando consideravelmente o