Principio da contabilidade
O artesão era um especialista que possuía domínio completo de todo o ciclo produtivo do produto que ele se dedicava a produzir, ou seja, desde a produção da matéria-prima até a etapa de venda do produto, e geralmente era ele próprio que negociava com os clientes. Nesse período o cliente estava próximo de quem produzia o que ele precisava, o artesão, com essa proximidade era possível solicitar seus desejos diretamente a quem iria produzir o que ele desejava, o artesão por sua vez, procurava atender da forma mais fiel possível os anseios do cliente. Todo o esforço do artesão em atender da melhor maneira possível o cliente era porque ele sabia que, a comercialização de seus produtos dependia muito da reputação de seu trabalho e da qualidade, que naquela época era feita boca-a-boca pelos clientes satisfeitos.
Os conceitos de qualidade utilizados pelo artesão eram os seguintes: o bom atendimento ao cliente, o produto feito de acordo com o pedido, e ainda a utilização de matéria-prima de boa qualidade para atender as necessidades do cliente. Porém, ainda não havia a utilização de conceitos de qualidade como: conformidade, confiabilidade, metrologia, tolerância e especificação. Para o artesão o foco da qualidade era o produto final e não o processo produtivo.
No final do século XIX a montadora de automóveis Panhard & Levassor (P&L) ainda montava veículos sob medida, o que equivale nos dias de hoje a montagem de