Principe Maquiavel
Resenhado por:
Resenha do livro O Príncipe 2º Período de Administração
Introdução
Esta obra tem como objetivo mostrar como se deve chegar ao poder e como se manter nele. São divididos em 26 capítulos com propostas de induzir os governantes as decisões ditadas pela força, onde impera a chamada lei do mais forte ou mais esperto. Trata - se de uma obra que busca um ideal, como deveria ser, e não só dita os caminhos como também os exemplifica, exemplos de como se deve e não agir, se tornando bastante comparativo. No início da obra descreve as formas de poder e os dois principais tipos de governo: as monarquias e as repúblicas, explicando diversos argumentos de como os principados devem assumir seu poder diante dos seus súditos. O livro retrata a experiência de Maquiavel em analisar as estruturas de um governo, oferecendo ao Príncipe Lorenzo Médici uma forma de manter-se no poder sem ser odiado pelo seu povo, como conquistar o carisma das pessoas.
Resenha
A obra ‘‘O Príncipe’’ trata-se de certa forma práticas que devem ser analisadas de acordo com a forma de governo da época. O poder era cada vez mais multipolarizado e Maquiavel com sua experiência política, sabia que a estabilidade somente seria resolvida com decisões e ações rápidas, que só um governante forte e absolutamente capaz poderia executar. Ou seja um governante nessa época deveria ter atitudes e pulso firme, não ter medo de agir. E aqueles que conseguem por caminhos valorosos e se tornam príncipes, conquistam o principado e os conservam com facilidade. Ele procura demonstrar que nos Principados hereditários é suficiente conservar o procedimento dos governos antecessores e conservar as novas situações para se manter no poder.
No livro é explicado ao príncipe de como cuidar de suas finanças, para não ser visto como gastador, e levar o povo a pobreza , depois cobrando impostos para se manter rico. Nicolau ensina a agir segundo as circunstâncias