Principais ácidos e suas aplicações
Ácido é toda substância que, em solução aquosa, sofre ionização, liberando como único cátion o H+. Entre suas características está o sabor azedo, reagem com certos metais e com cabornatos e bicarbonatos. Em solução aquosa, conduzem eletricidade.
Sobre alguns ácidos
Ácido Clorídrico (HCl): também conhecido como Ácido Muriático, o HCl é um hidrácido forte. Sua aparência é de um líquido incolor ou levemente amarelado e, em altas concentrações, exala vapores altamente irritantes para os olhos e nariz. Esse ácido está presente no suco gástrico, atuando na digestão e proporcionando o meio ácido ideal.
No meio industrial, é muito utilizado na decapagem do aço (tratamento da superfície para remover a crosta de laminação). Também é utilizado na hidrólise ácida de madeiras para obter a glicose, que depois pode ser fermentada a etanol, como catalisador em reação orgânicas que requerem um pH baixo, para limpeza doméstica (de pisos) e na acidificação de poços de petróleo (técnica utilizada para recuperar ou aumentar a produtividade ou a injetividade).
Ácido Fluorídrico (HF): é um hidrácido semiforte, sua aparência é de um líquido incolor e fumegante. Seu grande risco é o dano interno, ele entra na pele e ataca o cálcio dos ossos, enfraquecendo –os, podendo chegar até a corroer.
É utilizado na indústria de vidros para inscrição ou efeitos de jato de areia e vidro fosco, na fusão e refinação do alumínio secundário (reciclado), para a produção de diversos fármacos, da criolita, gases refrigerantes, sais fluorados e defensivos agrícolas.
Ácido Sulfídrico (H2S): é um hidrácido fraco, encontrado tanto na forma líquida quanto na forma gasosa (gás sulfídrico), tem odor semelhante ao de ovos podres. É altamente tóxico e inflamável e irritante. É produzido naturalmente na decomposição da matéria orgânica e pode ser encontrado em redes de esgotos e em águas termais.
Utilizado na produção de ácido sulfúrico e outros compostos sulfurosos, pesticidas, na