Principais Verminoses da Região Norte
As verminoses são doenças causadas por vermes parasitas pertencentes aos grupos dos platelmintos e nematelmintos. A maioria pode ser evitada através da adoção de medidas de saneamento básico e de higiene pessoal.
Esquistossomose (Barriga d'água):
Agente etiológico: Schistossoma mansoni, platelminto pertencente à classe Trematoda.
Contágio: penetração da larva cercária através da pele.
Ciclo de vida: o esquistossoma tem o homem como hospedeiro definitivo e caramujos (Biomphalaria sp.) de água doce como hospedeiros intermediários. Quando as fezes humanas contaminadas com ovos atingem a água, um estágio larval, chamado miracídio, se desenvolve. O miracídio penetra no caramujo, onde ocorre a reprodução assexuada e a formação de esporocistos. Os esporocistos dão origem a outro tipo de larva, a cercária, que abandona o caramujo atingindo a água. O homem se contamina com a cercária ao andar descalço na beira de lagos ou áreas de solo úmido contaminado. As larvas perfuram a pele e penetram na corrente sanguínea, atingindo o intestino e o fígado, no interior dos quais se desenvolvem e se reproduzem sexuadamente, originando novos ovos e fechando o ciclo.
Sintomas: na fase aguda pode ocorrer febre, dores de cabeça e abdominais, diarreia, vômitos, entre outros. Na fase crônica, diversos órgãos podem ser atingidos, tendo seu funcionamento prejudicado. O rompimento de células e tecidos provoca a liberação de fluídos na cavidade abdominal, provocando o inchaço dessa região, vindo daí o nome barriga d'água.
Profilaxia: medidas de saneamento básico, medidas de higiene pessoal e controle da população de caramujos.
Amarelão (Ancilostomose):
Agente etiológico: Ancylostoma duodenale e Necator americanus, vermes pertencentes ao grupo dos nematelmintos.
Contágio: penetração da larva através da pele e mucosas ou através da ingestão de água ou alimentos contaminados.
Ciclo de vida: após penetrar no corpo humano, as larvas caem na corrente