Principais teorizações em educação
Assim o texto traz um aprofundamento dessas concepções junto a educação fazendo a eles uma critica e apresentando com saída uma vertente mais critica com uma nova forma de pensar as questões dondesenvolvimento e aprendizagem .
A psicologia da educação enquanto ramo da psicologia aplicada que vai tentar dar conta dasquestões do desenvolvimento, aprendizagem e ensino vaibreproduzir sempre asconcepções subjetivastas e objetivistas em suas inferências, ou seja, se baseara sempre na dicotomia sujeito- objeto.
Concepcao objetivista ( ambientalista) : vê o homem como fato que pode ser observado a partir de seus comportamentos exteriores. E o meio detém grande importância o controlando e condicionando como que mecanicamente.
A Educacao: seria portanto reduzida a manipulação de estímulos do meio para que se possa chegar a resposta , introduzir comportamentos e obter controle.
Como o que vale para essa e o comportamento observável e que sofre grande influencia do meio, o fenômeno educativo passa. A ser visto como algo mensurável por meio de experimentação e observação.
Foca no objeto, e o sujeito como fruto do ambiente.
Concepcao subjetivista: toma o homem como ser autonomo criado para libdade e que naoe determinado por seu meio social,as caracteristicas seriam inatas e so desenvolveriam-se.
Educacao: caveria apenas possibilitar situacoes facoraveis para o desenvolvimento pleno do educando a partir de suas pre disposicoes naturais.e esse deve tr ampla liverdade para fazer suas escolas.
Centra-se assim na satisfacao so aluno, como exemplo temos a educacao nao diretiva de Rogers.
Toma o objeto como desprzivel e foca na esfera do sujeito.
Crítica da autora : essas posturas explicam os