Principais teorias, estudiosos e idéias da administração
Principais Teorias, Estudiosos e Idéias da Administração
Falaremos aqui sobre as principais Teorias da Administração, seus estudiosos e idéias que contaram muito para a melhoria nas organizações. Empresas que procuram ter sucesso, tanto na fabricação do produto ou serviço, buscam informações nas teorias, e as transformam em conhecimento para aplicá-las na organização. E assim, através da inovação e avanços tecnológicos que elas adquirem, a melhoria contínua beneficia a todos, tanto clientes quanto colaboradores.
No início do século XXI, foi criada a escola da Administração Científica por Frederick Winslow Taylor. Logo Henri Fayol desenvolveu a Teoria Clássica, mesmo sendo de diferentes pontos de vista, a idéia de Taylor e Fayol tinha a mesma base, a Abordagem Clássica da Administração.
A idéia de Taylor focava na ORT - Organização Racional do Trabalho, ênfase nas tarefas, sendo a maior preocupação em aumentar a produtividade. Ele via o homem como máquina. Com a Administração Científica, deu-se a divisão de responsabilidades, separando quem pensa e que faz. A supervisão dava assistência aos trabalhadores durante a produção, enquanto os trabalhadores ficavam apenas com a execução do trabalho. Taylor teve um seguidor, com o mesmo pensamento, que focava em ênfase nas tarefas, é Henri Ford. Ele usou o princípio de Linha de Montagem, produção em massa, controle de estoque e gestão de RH com eficácia; ele dizia que todo americano deveria ter um automóvel.
Em 1916, Henri Fayol iniciou na França a Teoria Clássica, com enfoque na estrutura, ou seja, a organização vista de cima para baixo. Analisava-se o ambiente geral da empresa e suas variáveis: tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográficas e ecológicas. Trouxe as principais funções do Administrador: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.
A Teoria das Relações Humanas originou-se da idéia de humanizar e democratizar a Administração, melhorando os conceitos da