PRINCIPAIS TEORIAS DE HOWARD GARDNER: TEORIAS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
DIRETORIA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS
MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Disciplina: SEMINÁRIO TEMÁTICO: Processos Cognitivos de Jovens e Adultos em Educação Escolar
Discente: Valdete Batista do Nascimento
PRINCIPAIS TEORIAS DE HOWARD GARDNER:
TEORIAS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Atividade avaliativa do curso do MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL da disciplina de Seminário temático: Processos Cognitivos de Jovens e Adultos em Educação Escolar, ministrada pela Professora Drª Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares.
Dezembro/2014
O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre as TEORIAS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTLIPAS desenvolvidas por HOWARD GARDNER.
Segundo Gardner(1995), todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos sete diferentes habilidades ou dom, em independentes áreas intelectuais. Dentre estas inteligências enumeradas pelo autor estão as inteligência linguística, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal; inteligência lógico matemática, inteligência musical, inteligência espacial e inteligência corporal cinestésica, ao observar todas essas fontes de informações sobre o desenvolvimento, uma consideração é séria e de ampla variedade nas inteligências humanas que conduzem a uma nova visão de educação, sendo que a melhor maneira de compreender cada inteligência é concebendo-as como inter-relacionadas, com possibilidade de existência de diferentes perfis intelectuais em diferentes grupos, resgatando portanto um novo papel para o educador sobre o educando. A Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida por Gardner com a intenção de explicar o porquê uma pessoa parece ser mais inteligente que outra, já que para ele todos nós temos condições potenciais, apenas diferentes oportunidades de estimular e desenvolver tal conhecimento.
Gardner (1995) define assim as Inteligências Múltiplas: