Principais Teorias Administrativas
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
Principais Teorias Administrativas
SÃO PAULO
2013
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
Principais Teorias Administrativas
Epígrafe
“Ser competente é acertar um alvo que ninguém acertou. Ser administrador é acertar um alvo que ninguém viu.”
Erlandson F. A. Andrade
SÃO PAULO
2013
Sumário
Introdução
A Administração é uma ciência que estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento.
Neste sentido, como ciência, a administração gera teorias e hipóteses que permitem uma abordagem prescritiva e normativa intimamente vinculada á técnica de administração, que trata de conduzir as organizações e empresas aos objetivos visados.
O crescimento desordenado e caótico, recursos mal aproveitados e desorganizados das empresas, resultante da Revolução Industrial, trouxe a necessidade de aumento da eficiência e de substituição do empirismo (quando a técnica atua sem o conhecimento do que está acontecendo), por métodos científicos. Esse contexto foi propício para que surgissem as teorias da Administração que serão abordadas neste trabalho.
1- Administração Científica
A abordagem típica da Escola da Administração Cientifica é a ênfase nas tarefas. O principal enfoque é a racionalização de trabalho no nível operacional, a fim de alcançar elevada eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração (forma de avaliação da atuação do funcionário nas suas atribuições dentro da empresa).
A Escola da Administração Cientifica foi iniciada no início do século XX