PRINCIPAIS TECNICAS DE COLETA DE DADOS: OBSERVAÇÃO, ENTREVISTA, QUESTIONÁRIO E GRUPO FOCAL.
1. Introdução
A pesquisa na área de psicologia envolve variadas etapas no decorrer de seu desenvolvimento. A coleta de dados por sua vez faz parte de uma dessas etapas neste árduo trabalho.
Porém, para que a pesquisa obtenha sucesso é necessário muito se planejar, atentando-se a cada detalhe, já que ao final a pesquisa necessita apresentar respostas ao problema mencionado.
A pesquisa possui etapas a serem seguidas, sendo que na etapa de coleta de dados, existem quatro grupos, sendo eles: observação, entrevista, questionário e grupo focal.
Na execução da observação, não é necessário somente coletar dados, mas também examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar. É um elemento básico de investigação científica, utilizado na pesquisa de campo como abordagem qualitativa.
A entrevista pode ser definida como uma interação social entre duas pessoas na qual uma delas, no caso do entrevistador, tem por objetivo obter informações por parte do outro, o entrevistado.
O questionário nada mais é do que técnicas de investigação, composta por questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, entre outros.
Já o grupo focal executa práticas de investigação. Ele pode discorrer a partir do discurso ou entrevista coletiva.
Cabe ao pesquisador observar os quatro grupos existentes e localizar aqueles mais adequados para o alcance dos seus objetivos.
2. Universo
A avaliação do psicólogo é uma atividade ampla e fundamental, sendo que a utilização pode levar aos variados contextos de sua atuação. Pesquisadores muito têm se preocupado com este assunto, sendo por eles alvo de discussões em todo o Brasil.
As discussões por sua vez promovem reflexão relacionada a variados problemas identificados na área, sendo apropriado, uma vez que a ciência psicológica, assim como em outras, necessita de constantes