Principais Religiões Brasileira
Neste trabalho, iremos apresentar sobre algumas religiões do Brasil, (catolicismo, protestantismo, espiritismo, candomblé, umbanda e judaísmo) buscando ressaltar características e doutrinas dessas religiões.
O Brasil é um país com grande diversidade religiosa. A maior parte da população se declara católica, mas várias outras religiões são praticadas no Brasil.
CATOLICISMO
O catolicismo chegou ao Brasil juntamente com os primeiros colonos portugueses. Grupos jesuítas vieram catequizar as populações locais e convertê-las à religião católica.
Foi a religião oficial do Estado brasileiro até a Constituição de 1889, que instituiu o estado laico, ou seja, separado da religião. Somente a partir desta data que a liberdade religiosa ficou garantida no país.
O catolicismo é o ramo mais antigo e maior do cristianismo. Existe mais de 1 bilhão de católicos no mundo inteiro. Ela tem uma grande estrutura espalhada pelo mundo, organizada com cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos, presbíteros ou padres e diáconos, que formam o clero.
Protestantismo
O protestantismo foi trazido para o Brasil por imigrantes alemães, no início do século XIX, e por missionários norte-americanos, que vieram na segunda metade do século XIX. Os principais grupos protestantes no país são os luteranos, os metodistas, os presbiterianos, os adventistas e os batistas.
Embora muitas Igrejas protestantes tenham crenças distintas, todos os protestantes rejeitam o catolicismo e o poder de seu líder, o papa. Eles baseiam suas crenças na Bíblia cristã. A maioria acredita que, para chegar ao paraíso, é preciso apenas ter fé em Deus.
A maioria das Igrejas protestantes faz seus cultos aos domingos. Os protestantes acreditam que Jesus Cristo instituiu apenas dois sacramentos, o batismo e a eucaristia, e não sete como praticam os católicos.
Espiritismo
O espiritismo chegou ao Brasil em meados do século XIX. Em 1884, foi fundada a Federação Espírita Brasileira, impulsionando a formação de grupos que