Principais pensamentos.
Octavio Ianni
Michel Foucaulet
Binet
Índice
Octavio Ianni.
Contribuições.
A questão Racial.
Mudanças na Teoria Sociológica.
Regime Escravocrata.
Fonte.
Referencias.
Michel Foucault
Biografia
Fonte
Binet
Biografia.
Cronologia Biográfica.
Peças de Teatro.
Fonte.
Referencias.
Octavio Ianni.
Foi um importante pensado brasileiro, trouxe explicações a diversas questões politicas, sociais e econômicas. Sendo definitivamente um homem a frente da sua época, não somente pelos assuntos de qual trato, mas também pelo conhecimento adquirido durante toda sua vida.
Filho de imigrantes italianos nasceu em Itu - SP, sofreu varias dificuldades econômicas mas nada o impediu de se formar em ciências sociais na USP, mas ele não paro, fez doutorado e mestrado.
Seu primeiro trabalho de grande importância, foi a pesquisa para se torna mestrado que teve grande influencia orientador Florestan Fernandes.
Diversas foram as contribuições de Octávio Ianni para a Sociologia brasileira.
1) a questão da escravidão;
2) a relação entre raças e classes;
3) a revolução social;
4) a industrialização;
5) o Estado;
6) a cultura;
7) a América Latina;
8) a reflexão sobre o fazer sociológico, a Sociologia como um campo de estudos;
9) a questão agrária;
10) a globalização e o imperialismo;
A QUESTÃO RACIAL
A primeira pesquisa de maior fôlego desenvolvida por Ianni consistiu no desenvolvimento de sua dissertação de mestrado. Esse trabalho surgiu num contexto específico e traz as marcas da influência de seu orientador Florestan Fernandes, intelectual formado sob as tradições tanto da escola francesa de Sociologia, que compôs inicialmente o corpo de professores da Universidade de São Paulo, quanto sob os auspícios da escola americana de Sociologia - mais especificamente a Escola de Chicago - que influenciou fortemente as metodologias de pesquisa da Escola