principais meios corrosivos e suas formas de atuação
1.1 INTRODUÇÃO 1
2.1PRINCIPAIS MEIOS CORROSIVOS 1
3.1 ATMOSFERA 2
3.1.1 Particulados 2
3.1.2 Gases e a corrosão atmosférica de Ferro, Zinco, Alumínio e Cobre 2
4.1 ÁGUAS NATURAIS 4
5.1 SOLOS 5
5.1.1 Características físico-químicas 5
5.1.2 Condições microbiológicas 6
5.1.3 condições operacionais 7
6.1 PRODUTOS QUIMICOS 7
7.1 CONCLUSÃO 7
8.1 BIBLIOGRAFIA 8
1.1 INTRODUÇÃO
Pode se definir corrosão como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente aliada ou não a esforços mecânicos (GENTIL,2003). A corrosão ocorre também em alguns materiais não metálicos como concreto, borracha, polímeros e madeira entretanto compreender a corrosão metálica, assim como formas eficientes de retardá-las é imprescindível devido à grande importância das ligas metálicas na vida moderna [1].
Geralmente os metais são encontrados na natureza em suas formas mais estáveis que são comumente óxidos ou sulfetos metálicos, estes compostos possuem um conteúdo energético inferior aos metais em sua forma pura, sendo assim os metais tendem a reagir para voltar a um estado mais estável igual ou similar do qual fora extraído. Assim a formação da ferrugem sobre o ferro é espontânea, sendo necessário a proteção adequada da superfície para que o meio no qual está inserido deixe de atuar sobre ele [1].
Os problemas com a corrosão são frequentes e ocorrem nas mais diversas atividades, desde construção civil até medicina ou artes, causando perdas econômicas astronômicas que devem ser evitadas a todo custo. Devido a corrosão estima-se que 3,5% do PIB de um pais seja destinado a reposição de materiais, prevenção a corrosão, emprego de materiais resistentes a processos corrosivos, medidas de proteção e manutenção, em um país como o Brasil, cujo PIB é de R$ 4,84 trilhões esse valor chega a ser de 169,4 bilhões ao ano [1].
2.1