Principais ideias sobre como se caracterizam as cidades medievais e suas relações com o contexto social, econômico e religioso da época
Professora: Letícia Castilhos Coelho
Nome: Alessandra Rosa Cidral
EXERCÍCIO EaD – Leitura Orientada
A partir da leitura do texto abaixo indicado, realizar individualmente um resumo, destacando as principais ideias sobre como se caracterizam as cidades medievais e suas relações com o contexto social, econômico e religioso da época.
Texto: PEREIRA, José Ramon. A civitas dei medieval.
A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
De forma análoga, a realidade social é determinada por uma hierarquia organizadora que tem sua primeira expressão no feudalismo, sistema de organização política, social e econômica que se estende por toda a Europa a partir do século VIII, alcançando seu maior desenvolvimento entre os séculos XI e XIII.
O efeito mais evidente da crise econômica e política que se seguiu à queda do Império
Romano havia sido a ruína das cidades e a dispersão de seus habitantes. A vida urbana de interrompeu e somente posteriormente, no ano 1000, surge uma nova vida civil, as cidades voltam a se desenvolver a aumenta sua população, sua indústria e seu comércio. Tudo isso muda de maneira radical o sistema urbano.
A cidade medieval é uma cidade fechada – ainda que suas relações econômicas e políticas possam se estender à escala regional ou mundial – que se desenvolve fundamentalmente nos séculos XII e XIII, quando as lutas anteriormente citadas acabam por converter os burgos em lugares independentes com estatuto ou foro próprio, nos quais vive e predomina a burguesia, setor da sociedade feudal não relacionado com a terra.
Nesse