Principais ideias de Sócrates
Sócrates, o filósofo ateniense que pelo seu espírito crítico e indagador, expôs seus pensamentos voltados para a prática da moralidade.
Sócrates, o filósofo, nasceu na Grécia, na cidade de Atenas, tendo como pai um escultor e a mãe, uma parteira. Ainda jovem, serviu no exército ateniense, no qual lutou contra Esparta, na Guerra do Peloponeso. Tirando essa sua passagem, sua vida foi na cidade de Atenas, onde se casou, tendo vários filhos. Segundo estudos, diz-se que possuía um semblante fechado, era um homem que permanecia parado no tempo, como que a divagar perdido em seus pensamentos. Mas, apesar de sua cara e de suas divagações, sabe-se que tinha um ótimo senso de humor e, por sua graça e carisma, era querido por muitos.
Sócrates crítico e indagador
Sócrates utilizava a maiêutica como característica principal de seus discursos e principais ideias. Isto é, ele procurava induzir alguém a utilizar o seu próprio raciocínio para buscar o conhecimento e a solução de suas dúvidas e problemas. Com isto, muitas pessoas entravam em contradição e reconheciam que tinham o seu conhecimento muito limitado, uma vez que diante destes fatos, Sócrates era visto como um grande sábio.
Uma das principais ideias de Sócrates era de que a virtude de um ser humano não podia ser ensinada. E acreditava também, que a alma era imortal e de que teria recebido também em certo momento de sua vida uma missão do deus Apolo, onde desenvolveu o logo apolíneo “conhece-te a ti mesmo”.
Principais ideias de Sócrates sobre ética
O filósofo tinha como seu grande interesse tudo que dizia respeito às questões morais e dos seus efeitos sobre a vida das pessoas, isto é, aquilo que era bom, justo e corajoso. Ele achava que tinha como dever colocar em exposição a ignorância dos outros quanto à verdadeira natureza dessas virtudes. Com isso, deixou à mostra e ficou conhecido como sendo alguém que constrangia os “doutores” da época, pondo em xeque o que havia em