Principais Ideias de Karl Marx
Dada a influência de Marx no mundo contemporâneo, não é de admirar a existência de várias biografias. Há biografias académicas e biografias populares, biografias que pretendem apresentá-lo como um génio do pensamento político e biografias que pretendem apresentá-lo como a incarnação do Mal — um mal que justificou até a intervenção da Nossa Senhora de Fátima, que apesar de parecer não se preocupar com os milhões de pessoas que morriam à fome no Terceiro Mundo, se preocupou com o facto de haver um império comunista e ateu. Prioridades católicas.
A nova biografia de Francis Wheen é um trabalho informado dirigido ao grande público, que não procura apresentar Marx como um demónio nem como um deus, mas como um simples homem. E, neste aspecto, consegue ser uma obra admirável, dando-nos a conhecer a vida de Marx, com as suas contrariedades do dia-a-dia, as suas manias, os seus defeitos e as suas qualidades.
Esta biografia compreende 12 capítulos, uma introdução e três apêndices, além das notas que referem as fontes, dos agradecimentos e do índice analítico. Apresenta-se redigida num estilo directo e despretensioso, por vezes até humorístico, o que ajuda o leitor mais tímido a vencer as páginas ligeiramente densas, onde algumas das ideias importantes de Marx são apresentadas e discutidas. Para quem nada sabe de Marx além de lugares-comuns, esta biografia é um bom ponto de partida.
Marx era filho de um advogado judeu moderadamente progressista, que se converteu ao catolicismo quando a situação política e social