PRINCIPAIS IDEAIS DA LINGUISTICA APÓS SAUSSURE
A Linguística só se desenvolveu como ciência no primeiro quartel do século xx. Uma ciência que se constitui em torno dos fatos da língua passou por três fases sucessivas antes de reconhecer qual seu verdadeiro objeto de estudo.
GRAMÁTICA a FILOLOGIA e a GRAMÁTICA COMPARADA.
A GRAMATICA se preocupava apenas com a formulação de regras: o que é certo e o que é errado na língua.
A FILOLOGIA tinha como finalidade comparar textos.
A GRAMÁTICA COMPARADA se preocupava com a comparação de línguas.
Saussure propôs a visão científica da língua, dizendo que a língua é um fato social. Para ele a linguística é a ciência que estuda os fatos da língua, situados no tempo e no espaço.
Segundo Saussure, é matéria da linguística todas as manifestações da linguagem humana articulada. Ao falar de linguagem humana articulada, nos leva a refletir sobre as diferentes formas de linguagem verbais e não-verbais.
Os homens se comunicam através de uma língua. Assim, para a Linguística, interessa tudo o que faz parte da língua.
Nos processos comunicativos humanos, são utilizados a linguagem verbal e não-verbal.
Linguagem verbal - é a linguagem articulada, a palavra (oral ou escrita).
Linguagem não-verbal – são todas as outras formas comunicativas que não sejam a palavra : gestos, desenhos, pinturas, sinais, etc.
Os símbolos e sinais são todos significativos socialmente e constituem formas de linguagem. Mas, para a linguística interessa apenas a linguagem verbal.
O ato da comunicação supõe pelo menos dois indivíduos, porque a linguagem tem um lado individual e um lado social; por isso, não podemos conceber um sem o outro. Na comunicação há os Interlocutores (Emissor- Receptor) que se comunicam através de uma mensagem essa mensagem é formulada por meio de um código e veiculada através de um canal.
Emissor - alguém que emite a mensagem.
Receptor - a quem se destina a mensagem.
Mensagem - o conteúdo, aquilo que enunciamos.
Código - as