Principais gêneros da redação
É um texto de reivindicação coletivo de caráter público ou restrito, subscrito por várias pessoas. Normalmente, há um vocativo, com o pronome de tratamento adequado. No corpo do texto, apresentam-se o problema, a petição e a justificativa do pedido. Após isso, vêm a citação do local e da data e as assinaturas. Linguagem culta formal.
ANÚNCIO
É um texto de intenção persuasiva a fim de obter consumidores. O nível de linguagem deve estar de acordo com o público que se pretende atingir, utilizando-se geralmente a variedade informal culta da língua. Os verbos normalmente estão no imperativo.
APÓLOGO
Texto que ilustra um ensinamento de vida através de situações alegóricas semelhantes às reais, envolvendo normalmente seres inanimados que agem como pessoas. Os apólogos têm o objetivo de modificar e reformar os conceitos humanos, levando as pessoas a agir de maneira diferente no âmbito moral e social. Geralmente, a linguagem é culta e formal.
ARTIGO DE OPINIÃO
É um texto de intenção persuasiva em que se defende um ponto de vista sobre determinado assunto. Deve-se fundamentar tal ponto de vista com base em argumentações. O autor pode colocar-se de modo pessoal (1ª pessoal do plural) ou de modo impessoal (3ª pessoa do singular). A estrutura varia bastante, mas comumente é disposta em três partes: há uma tese inicial na introdução, uma argumentação/refutação no desenvolvimento e uma conclusão. A linguagem segue o padrão culto formal.
ATA
Relato de fatos e resoluções tomadas numa assembléia ou reunião com fins de registro. Comumente em estilo formal e objetivo, traz, em seu início, menção de data, local e nome dos participantes da assembléia ou reunião. Após isso, seguem-se as resoluções tomadas a partir da pauta preestabelecida. No final, constam as assinaturas de quem secretariou a reunião e lavrou a ata e de todos os participantes. Geralmente, há ausência de parágrafos, a fim de evitar que modificações