Principais gráficos da estatítica
De
Matemática
Colégio Estadual Walter Orlandini
São Gonçalo, 28 de outubro de 2013.
Professor: Anderson
Aluna: Gabriella Millena Ribeiro da Silva.
Turma: 3011
Número: 09
Principais Gráficos Utilizados em Estatística
Em estatística, gráfico é a tentativa de se expressar visualmente estatísticas simplificadas, matemáticas ou não de algum(uns) dado(os) ou valor(es) obtidos, assim facilitando a compreensão. Gráficos são recursos visuais muito utilizados para facilitar a leitura e a compreensão de informações sobre fenômenos e processos naturais, sociais e econômicos. No cotidiano, jornais, revistas e livros, além de telejornais e programas educativos, mostram o quanto esse recurso é explorado pelos meios de comunicação.
O gráfico é uma representação com forma geométrica construída de maneira exata e precisa a partir de informações numéricas obtidas através de pesquisas e organizadas em uma tabela. Existem vários tipos de gráficos e os mais utilizados são os de colunas, os de linhas e os circulares.
Gráfico de Colunas
O gráfico de colunas é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo horizontal são construídas as colunas que representam a variação de um fenômeno ou de um processo de acordo com sua intensidade. Essa intensidade é indicada pelo eixo vertical. As colunas devem sempre possuir a mesma largura e a distância entre elas deve ser constante.
Gráfico de Linhas
O gráfico de linha é composto por dois eixos, um vertical e outro horizontal, e por uma linha que mostra a evolução de um fenômeno ou processo, isto é, o seu crescimento ou diminuição no decorrer de determinado período.
Gráfico de Setor (ou Circulares)
Os gráficos de setor (ou pizza) são representados por círculos divididos proporcionalmente de acordo com os dados do fenômeno ou do processo a ser representado. Os valores são expressos em números ou em percentuais (%).
E assim, conclui-se que esses três tipos de gráfico