Principais Gramíneas e Leguminosas Utilizadas na Produção Animal
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
CCA- 009 PASTAGENS E PLANTAS FORRAGEIRAS
Principais Gramíneas e Leguminosas Utilizadas na Produção Animal
Naila Neves¹
Daniele Rebouças²
CRUZ DAS ALMAS – BA
Setembro – 2013
1- Discentes da Disciplina
2- Docente da Disciplina
GRAMÍNEAS
Capim Búfalo (Cenchrus ciliaris)
Descrição da Espécie- É uma gramínea promissora para as regiões semiáridas do Brasil, devido as suas características de adaptação a essa região. Neste contexto, o capim-buffel é a gramínea forrageira que se apresenta com maior resistência ao déficit hídrico entre as cultivadas nas regiões secas devido à sua eficiência no uso da água.
A pastagem de capim-buffel diferido apresenta alta quantidade e variabilidade de forragem à época seca, em termos de disponibilidade de forragem e composição da dieta dos animais, a digestibilidade dessa gramínea resulta em valores médios satisfatórios, no pastejo de bovinos.
Origem- Tanganica e Quênia
Características Agronômicas- Apresentam espiguetas solitárias, envolvidas por um invólucro denominado ouriço. O ouriço é quase globuloso, com pedicelo curto e espesso, articulado na base, caindo com as espiguetas, as quais ficam permanentemente no interior do invólucro.
A germinação da semente acontece dentro do invólucro. São plantas comumente de porte baixo e ramificadas, são geralmente anuais. Sua inflorescência tem a forma de racemo. O ouriço cai prontamente ao amadurecer.
Touceiras com rizomas curtos e muito duros e raízes numerosas e compridas. Os colmos são muito ramificados. As folhas têm bordas serradas, lisas ou finas pubescência, terminando em ápice muito agudo. Ligula grande com bordo superior piloso.
Métodos de Plantio- Através de sementes, podendo ser levadas pelo vento a longas distâncias. Seu estabelecimento é lento devido ao período de dormência, que varia de 4 a 6 meses.