Principais geólogos
O QUE É UM GEÓLOGO? QUAL É SUA FUNÇÃO?
Um geólogo é aquele que estuda a constituição, a estrutura e a história da crosta terrestre, ou seja, um especialista com aptidão natural ou adquirida através de treinamento para investigar a formação, a origem, a composição e a estrutura da Terra, e também o estudo dos efeitos e do impacto ambiental das forças naturais e da ação humana, sobre o solo, rios, lençóis freáticos, etc..
É função do geólogo também estudar e acompanhar a exploração de jazidas minerais, gás natural e reservas de petróleo, elaborar relatórios e mapas, analisar as condições da região e tipos de construção. Além disso, um geólogo estuda os diferentes tipos de rochas, localização, tipos, etc... utilizando-se de aparelhos de medição, e provas químicas. Atuam ainda, no desenvolvimento de pesquisas de novos recursos naturais e na preservação dos já existentes.
PRINCIPAIS GEÓLOGOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES.
- Aristóteles (civilização Helênica) considera a formação de montanhas através de fortes ventos subterrâneos. - Plínio, o Velho (primeiros anos da era Cristã) dedica os últimos cinco volumes de sua obra ao estudo mineralógico.
- Avicena (979-1073) procurou explicar a origem das montanhas discordando de Aristóteles.
- Leonardo Da Vinci (1452-1519) explica a origem dos fósseis corretamente, levando em conta o “Dilúvio”.
- Geórgio Agrícola (1494-1555) escreve “De Re Metallica” sobre técnicas de mineração e metalurgia. Escreveu também “De Natura Fossilium” sobre mineralogia
- Francis Bacon (1620) primeiras referências a movimentos horizontais dos continentes.
- Nicolaus Steno (1631-1687) organizou os primeiros conceitos de Geologia Estrutural, discorrendo a respeito dos agentes de deformação e surgimento das rochas.
- W.G Leibniz W.G Leibniz (1646-1716) escreveu “Protogae” sobre a origem da Terra.
- Giovanni Arduíno (1714-1795) dá novo impulso à estratigrafia ao definir os terrenos em “primário, secundário, terciário