Principais Fermentações
INTRODUÇÃO.....................................................................................04
FERMENTAÇÃO.................................................................................05
FERMENTAÇÃO LÁTICA.................................................................06
FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA.........................................................07
FERMENTAÇÃO ACÉTICA...............................................................08
CONCLUSÃO.......................................................................................09
BIBLIOGRAFIA...................................................................................10
São Paulo
2014
INTRODUÇÃO
A fermentação é um processo que as bactérias utilizam para obter energia produzindo ácidos derivados de fermentações como: acido lático (fermentação lática), acido acético (fermentação acética) e álcool etílico (fermentação alcoólica).
Iremos descrever e tentar explicar como essas fermentações ocorrem e quais são seus produtos finais que fazem parte do nosso dia-a-dia.
FERMENTAÇÃO
A fermentação é um processo que as bactérias utilizam para obter energia, no qual ocorre na ausência do oxigênio no citoplasma da célula eucariótica e procariótica e na oxidação incompleta de substâncias orgânicas, como a glicose que é degradada em substâncias mais simples, como o ácido lático (fermentação lática) e o álcool etílico (fermentação alcoólica), e acido acético (fermentação acética) que consiste na oxidação parcial, aeróbica, do álcool etílico.
O processo ocorre associado a ausência de O2. Porém, dependendo do organismo ou tipo celular, a fermentação também pode ocorrer na presença de O2, como as amebas, eucariontes sem mitocôndrias que geram energia apenas via fermentação. Porém, é importante ressaltar que as amebas vivem em concentrações baixas de O2. Assim como as amebas, as nossas células vermelhas do sangue, também não possuem