Principais estruturas de mercado (Economia)
Vamos começar falando sobre o número de empresas e do acesso de novas empresas. Dentro do número de empresas abordaremos três tópicos, o monopólio, concorrência imperfeita e o oligopólio.
Monopólio
Considera-se monopólio quando uma única empresa produz um determinado produto, não há produtos semelhantes no mercado e há uma grande barreira para a entrada de empresas concorrentes no meso ramo para produzir o produto ou um semelhante.
As barreiras são estabelecidas de três formas, a saber: monopólio natural ou ouro (quando aquela empresa investiu e desenvolveu o produto e há dificuldade para que outras consigam o mesmo, tendo que passar pelo mesmo processo), proteção de patentes (quando registra-se o produto em órgãos de proteção à patente e só esta empresa, então, tem o direito de produzi-lo) e controle sobre o processo de distribuição das matérias primas necessárias à produção e/ou tradição no mercado.
Um monopolista tende a achar e agir como se fosse se manter sempre nesta condição.
Concorrência imperfeita
As principais características que designam uma concorrência imperfeita é um mercado no qual há um grande número de empresas produzindo determinado produto, sendo que cada empresa produz o seu próprio produto específico, sendo todos semelhantes entre si e de uso próximo, as empresas tendo determinado controle sobre os preços de seu produto, tendo em vista que eles tem diferenciações e o consumidor escolherá pela sua preferência.
Muitas empresas tendem a entrar para este mercado, pois no início alcançam-se lucros altos, no entanto, a médio prazo, os lucros tendem a atingir um padrão normal e não se torna mais interessante para a entrada de novas empresas.
Oligopólio
O oligopólio pode existir no mercado em duas principais