Principais Escolas da Psicologia
1- Segundo (BOCK, 2002), a psicologia é uma ciência que se especializa não só na descoberta, mas na redescoberta. A psicologia vai sendo construída a cada necessidade observada nos indivíduos. Muitas psicologias vão se criando dependendo das necessidades emergentes.
(A) Discorra sobre a ciência psicologia e apresente as principais escolas apresentadas na aula.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, como o sentir, o perceber e o pensar. Seu objetivo é compreender o indivíduo e seu comportamento para facilitar a convivência com outros, oferecendo maneiras de lidar consigo mesmo e com as experiências da vida. Ela é baseada em evidências e nunca em achismos.
As principais escolas são:
Estruturalismo: tinha como fundamento determinar os dados imediatos da consciência: as características principais e específicas dos processos da consciência e seu elementos fundamentais.
Fundamentalismo: dava ênfase para os estudos das funções mentais. Em vez de investigar somente “o que é” a mente, o psicólogo estudará “para que serve”, e como se efetua o processo psíquico, elegendo a consciência como o centro de suas preocupações.
Associacionismo: originou-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das ideias (das mais simples às mais complexas). Assim, para aprender uma coisa complexa, a pessoa precisaria primeiro aprender as ideias mais simples a que elas estariam associadas.
Behaviorismo: é uma teoria psicológica que tem como objeto de estudo o comportamento, e usa o método estímulo-resposta para observar, descrever e analisar o comportamento.
Gestalt: é uma teoria que estuda como percebemos as coisas. Ela enfoca as leis mentais, os princípios que determinam a maneira como percebemos as coisas.
Psicanálise: é um método e investigação científico sobre o papel do inconsciente na vida mental do indivíduo, no qual o psicanalista busca conduzir uma interpretação dos significados