Principais erp's usados no brasil
“Sistema” porque é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado.
“De Gestão” porque operacionaliza de maneira automatizada todas as atividades da cadeia de valor das empresas e ainda fornece uma visão estratégica das informações para a tomada de decisão.
“Integrada” porque possui todo um mapeamento de processos interligados, que possibilita que as informações uma única vez digitadas estejam disponíveis a todos os usuários envolvidos nos processos subsequentes.
Os elementos são funcionalidades que representam as mais diversas transações executadas nos diferentes departamentos (áreas funcionais) de uma organização.
Essas funcionalidades são desenvolvidas, implementadas e testadas dentro de um ERP e ao longo do tempo validadas como melhores práticas de processo dentro de cada segmento de negócio.
Em outras palavras um ERP traz consigo todo um conjunto de regras de negócio, agrupadas em módulos, integrando as diferentes áreas das empresas, seus clientes e fornecedores, considerando um fluxo de dados e um mapeamento de processos otimizados e inseridos dentro da cadeia produtiva de cada empresa.
A Importância do ERP nas corporações
Entre as mudanças mais palpáveis que um sistema de ERP propicia a uma corporação, está a maior confiabilidade dos dados, agora monitorados em tempo real, e a diminuição do retrabalho. Algo que é conseguido com o auxílio e o comprometimento dos funcionários, responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP e que, em última instância, fazem com que a empresa possa interagir. Assim, as informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos à logística do produto. Tudo realizado com dados orgânicos, integrados e não