Principais doenças que ocorrem no sistema respiratório:
Pulmonar Obstrutiva Crônica Doença
Sistema : Esta é uma doença crônica, progressiva e irreversível que afeta os pulmões, apresentando como principal característica a destruição de muitos alvéolos pulmonares e o comprometimento dos restantes. É mais comum em indivíduos do sexo masculino com idade avançada, sendo que também é frequente sua observação em indivíduos que já tiveram tuberculose. Normalmente os pacientes com DPOC apresentam sintomatologia tanto da bronquite crônica quanto do enfisema pulmonar. Deste modo, atualmente utiliza-se mais o termo DPOC quando se faz referência a bronquite crônica e enfisema pulmonar, uma vez que, normalmente, as mesmas coexistem no mesmo paciente apresentando obstrução do fluxo de ar.
Causa: Os principais fatores que levam ao aparecimento da DPOC relacionam-se ao tabagismo, vindo em seguida o fumo passivo, exposição à poeira por longos anos, poluição do ambiente e, em certos casos, fatores genéticos.
Prevenção: Evitar fumo passivo, exposição à poeira por longos anos, poluição do ambiente e, em certos casos, fatores genéticos. (Ou seja evitar entrar em contato com os fatores que são a causa da doença)
Tratamento: O diagnóstico é feito com base no quadro e histórico clínico, juntamente com o exame físico realizado pelo médico. Exames de imagem também auxiliam na obtenção do diagnóstico de DPOC, bem como exames de sangue (gasometria arterial). Os exames de imagem, como a radiografia do tórax, a tomografia computadorizada evidenciam alterações características da moléstia. Exames de mostram a situação da função pulmonar, como a espirometria, normalmente aponta para uma redução do fluxo pulmonar.
O primeiro passo no tratamento da DPOC é remover o agente causador da doença. O uso de bronco dilatadores apresenta grande importância no tratamento desta patologia, podendo ser utilizados de diferentes formas: por meio de nebulizadores, sprays ou “bombinhas”, comprimidos,